Controle de km rodado: a chave para reduzir custos na frota

homem branco com mão no volante dirige um caminhão de olho no painel no controle do km.

Introdução

Você confia nos dados registrados sobre o km rodado da frota? Quando se trata de uma gestão de pneus eficiente, acompanhar a quilometragem dos pneus deixa de ser apenas um número e se torna fundamental para a lucratividade da operação. 

Afinal, a ausência de um controle de km rodado confiável traz não somente problemas financeiros, mas também operacionais, pois a partir de uma percepção errada sobre a performance da frota, o gestor toma decisões equivocadas com base em indicadores de pneus que não são reais.

Por isso, garantir a confiabilidade desse número é algo indispensável para todo gestor. E é esse tema que vamos abordar neste conteúdo. Aqui, você vai entender o impacto da quilometragem da frota, a importância de ter esses dados sólidos e como fazer uma gestão desse número.

Por que o KM rodado é a base de tudo

Imagine o seguinte cenário: o responsável pela coleta e registro do desgaste dos pneus está há 1 mês fazendo o registro sem falta. Mas, num pequeno deslize, ele coloca um número errado na planilha. Dias depois, ele viu que cometeu o erro, mas decidiu não corrigir de forma retroativa. Onde você acha que isso vai parar? Exatamente, num belo de um prejuízo para a operação.

A confiabilidade nos dados representa a saúde da operação. A performance da frota está diretamente ligada com esse registro, afinal, como você vai saber o momento ideal para a manutenção dos pneus se a principal informação para nortear essa decisão está errada?

O custo por KM (CPK) é quem dita as regras quando se fala em performance dos veículos e esse dado só existe se a informação de km rodado da frota estiver correta. A própria CNT menciona o quão vital é controlar esse dado com precisão, pois quando houver análise subsequente, dados como o consumo de combustível ou o desgaste de componentes estarão comprometidos.

Nenhum gestor que se preze quer descartar um pneu quando ele poderia prolongar mais uma vida, não acha? Sua operação pode realizar a gestão pelo melhor sistema disponível no mercado, mas se esse simples dado estiver errado, todo o resto estará.

Onde o controle manual falha

Quando falamos em controle manual, logo vem a barreira da falha humana nesse processo, mas nem sempre esse é de fato o problema. Muitas operações contam com diversas fontes da verdade, registrando informações em diferentes lugares, seja planilhas ou sistemas.

O maior desafio está não somente no erro humano, mas também no controle dos dados de forma descentralizada. Mesmo que os dados estejam organizados, a entrada de alguma informação errada compromete tudo o que vem depois.

Alguns dos erros mais comuns são:

  • inserir um zero a mais no odômetro – é bem discrepante um pneu passar de 1.000 para 10.000 km rodados
  • cadastrar novos veículos sem um histórico 
  • registrar pneus já rodados como novos no sistema

E para todo erro, uma consequência, como CPK dos pneus fora da realidade, indicadores que não refletem o contexto atual da operação e decisões tomadas com base em indicadores distorcidos.

Por isso, contar com a integração de diferentes soluções minimiza a interferência manual e centraliza as informações, reduzindo riscos e garantindo que tenha precisão, dados confiáveis na frota e decisões bem embasadas.

O efeito dominó nos indicadores

Quando o controle de km rodado apresenta falhas, o comportamento do gestor segue a mesma linha, resultando em métricas que vão dar trabalho para coletar e atualizar, mas que a chance de serem utilizadas é baixa.

Isso é uma situação mais frequente do que você imagina. É comum encontrar gestores de frota que têm acesso a diversos relatórios, mas não confiam nos números apresentados, o que serve apenas para criar uma barreira entre o que os dados dizem versus a realidade da operação.

Aí eu te pergunto: qual é o valor de um dado errado para a estratégia do negócio? Zero! 

Indicadores não devem ser vistos como um quadro bonito na parede, mas sim, como um guia da saúde da frota

A gestão de pneus e a manutenção preventiva por km exige dados concretos. Fuja do ciclo dado errado -> decisão errada -> prejuízo certo. Se você tem dúvida sobre alguma informação aí na operação, procure corrigir o quanto antes, ou seu trabalho estará sendo feito em vão.

O impacto direto nos pneus

Acredito que até esse ponto você já esteja cansado de saber que erro no km rodado da frota é um fator totalmente prejudicial para a gestão dos pneus, certo? Mas talvez ainda não tenha compreendido o motivo real disso.

Quando essa informação encontra-se fora da realidade, fica impossível de determinar a vida útil dos pneus da forma correta. Ou seja, você pode estar descartando pneus ou os reformando num momento em que ele ainda poderia rodar mais alguns quilômetros. Da mesma forma, deveria estar fazendo o descarte de outros pneus e ainda os mantém rodando, colocando em risco o motorista, a carga e o veículo.

Além disso, a diferença entre a quilometragem realmente rodada e a informada no sistema dificultam o controle do desgaste irregular, o que prejudicará a tomada de ação para agir antes de perder a carcaça. Da mesma forma, dificulta a identificação de falhas operacionais, afinal, depois de inserir um simples número errado, fica cada vez mais difícil identificar onde foi o erro.

Quando o problema estiver fora de controle, é comum procurar culpados, quando o vilão pode estar dentro da própria operação e não ser um erro do sistema, planilha, fornecedor, dentre outros motivos que queira culpar.

Impactos diretos na manutenção preventiva por km

A manutenção preventiva dos veículos baseada na quilometragem rodada é uma prática comum nas operações, o que nos leva diretamente ao fator principal: controle de km rodado. Quando esse dado não é preciso, todo o cronograma de manutenção fica comprometido. 

E acredito que você já possa imaginar onde isso nos leva. Gera sobrecarga operacional para a equipe com manutenções antes ou depois do período adequado, custos extras com a troca de peças, falta de confiança no processo e até mesmo atrito na rotina da operação.

De acordo com a ANTT, a manutenção reativa gera custos significativamente maiores do que quando realizada com planejamento. 

A gestão inadequada da quilometragem rodada impacta diretamente a manutenção preventiva por km da frota, transformando processos que deveriam ser preventivos em eventos não previstos e custosos.

Maturidade operacional e integração

À medida que as operações crescem, a necessidade de contar com um sistema de gestão integrado torna-se essencial para a confiabilidade da frota. A maturidade operacional só é possível quando todos os dados encontram-se disponíveis de forma precisa, acessível e atualizados em tempo real.

Em operações de médio e grande porte é comum utilizar sistemas de combustível, telemetria e gestão de pneus trabalhando de forma integrada. Todos eles têm um ponto em comum: o controle de km rodado da frota. Por isso, garantir uma boa integração das soluções é fundamental, e principalmente, ter a certeza de que a alimentação dos dados esteja correta.

No Prolog App, desenvolvemos um ecossistema para integrar com as mais diversas soluções do mercado, justamente por sabermos na prática a importância disso para a rotina e os resultados de uma operação de transporte, afinal, a integração de km aumenta a precisão das informações, gerando mais confiabilidade aos relatórios e reduzindo o trabalho operacional de digitação do km rodado em diferentes locais.

Poder contar com uma boa integração das ferramentas proporciona uma visão holística do negócio. Isso não apenas reduz o risco de erros nos dados, mas também amplia as oportunidades de melhorias operacionais e facilita a tomada de decisões baseadas em dados reais.

Dados confiáveis como diferencial competitivo

No cenário competitivo do transporte de cargas, a precisão e confiabilidade dos dados representam um diferencial estratégico para o negócio. Ter os dados certos possibilita que a operação atue de forma mais eficiente e gera uma posição de liderança para a frota.

Contar com dados confiáveis traz um leque de possibilidades, como a comparação do desempenho entre os veículos, identificando quais são mais eficientes e quais precisam de manutenções para ajustes.

Além disso, quando os dados encontram-se corretos, as decisões podem ser tomadas com mais confiança, reduzindo erros e maximizando resultados, e isso é um fator decisório para a saúde da frota, pois impacta as decisões tanto operacionais quanto estratégicas do negócio.

Você já deve ter ouvido a frase “quem não mede, não gerencia” e isso é a mais pura verdade no dia a dia da operação. Sem dados confiáveis, fica impossível o gestor defender as decisões internamente. Se há erro no controle de km rodado da frota, por exemplo, a gestão se torna uma suposição e o gestor perde seu poder de argumentação.

Dados sólidos são a base de tudo. Os dados devem ampliar as possibilidades ao invés de limitar as ações.

Conclusão

A confiança nos dados é fundamental. O controle preciso do KM rodado não apenas melhora a precisão do CPK, mas também cria uma base sólida para todas as decisões operacionais da sua frota. Ao investir em dados confiáveis e sistemas integrados, a sua operação não só se torna mais eficiente, mas também mais lucrativa.

Garantir o crescimento sustentável da operação requer confiança. Não deixe que erros de quilometragem comprometam o sucesso da sua frota. Conte com soluções que garantem a integridade dos dados e trabalhe de forma integrada, proporcionando precisão para a operação. Fale com nossos especialistas e veja como o Prolog App funciona na prática.

Autor

Diego Paludo

Especialista em pneus, com mais de 27 anos de experiência no setor, e hoje ministra treinamentos, palestras e consultorias. Além disso, conduz eventos em todo o Brasil, mostrando como as empresas podem alavancar os resultados através de uma gestão de pneus econômica e eficiente.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.