Tudo sobre o Sistema de Gestão de Frotas

Pensando em trazer mais tecnologia para os procedimentos logísticos? Conheça o sistema de gestão de frotas e todas as vantagens que ele oferece ao seu negócio.
Entenda como o sistema de gestão de frotas pode impactar a sua transportadora.

O sistema de gestão de frotas é responsável pelo controle total de uma empresa de transportes. Ele ajuda a fiscalizar os custos operacionais, a produtividade e o desempenho das frotas com base em um histórico completo de informações.

Esse histórico contém dados precisos que ajudam o gestor de frotas a entender a causa de problemas, como a quebra e desgaste de peças dos veículos, além de elaborar planos de ação para reduzir os custos da empresa.

No entanto, muitas empresas ainda utilizam papel e caneta para esse controle e isso pode contribuir para a eventual perda de dados e até mesmo erros estatísticos, em muitos casos, gerando gastos desnecessários e afetando negativamente o caixa da empresa.

Quer saber como o sistema de gestão de frotas pode ser uma solução vantajosa? 

Comece entendendo melhor:

O que é um sistema de gestão de frotas?

A proposta de um sistema de gestão de frotas é simples: fornecer dados completos como os de gastos com combustível, manutenção, documentos, multas, entre outros.

Ele entra como uma solução para o aumento da visibilidade operacional veicular de uma empresa de transporte e distribuição. Assim, funciona como um centralizador de informações, disponibilizando dados em forma de indicadores de desempenho.

Esses que são fornecidos em uma tela que permite que um gestor visualize todos os dados que precisa para o controle de frota — e suas melhorias.

Quais as vantagens de um sistema de gestão de frotas?

Redução de custos

Com a redução de erros manuais na realização de planilhas e relatórios, a automatização do sistema é capaz de fornecer dados estatísticos mais precisos e, portanto, ajudar na redução de custos desnecessários através de um planejamento mais assertivo.

Ganho de produtividade

Com o monitoramento de rotas e sugestão de trajetos mais eficientes, os veículos podem chegar ao destino com mais rapidez e, consequentemente, aumentar o número de entregas mensais.

Igualmente, a equipe de monitoramento de frotas não perde mais tempo com os controles manuais.

Segurança

Com o rastreamento 24h, o sistema ajuda a manter a segurança dos funcionários, veículos e cargas. Ainda mais, a equipe de gestão pode orientar os motoristas em condutas responsáveis no trânsito, prevenindo acidentes.

É vantajoso ter um único sistema de gestão de frotas?

Pode ser. Afinal, como dito anteriormente, a gestão de frotas visa a automação de informações que poderiam levar muito tempo sendo realizadas manualmente. 

Os sistemas que prometem ajudar na gestão de frotas costumam apresentar funcionalidades diversas, suprindo necessidades de gestão administrativa, financeira, de manutenção de veículos, compra de peças, e controle de motoristas.

O porém está em entender se apenas o sistema de gestão de frotas é suficiente para a sua operação de transportes. Inclusive, o tamanho da sua frota pode influenciar nisto — quanto mais placas na frota, maior a geração de dados e necessidade de controles mais próximos em cada etapa da operação.

Pode acontecer, por exemplo, de você adquirir uma solução que diz realizar a gestão de pneus, mas que falha em controlar a movimentação de pneus entre veículos e estoque. Ou que não dá uma visualização do total de pneus disponíveis na frota.

Por isso, pode ser melhor contratar um sistema de gestão de pneus separado, que tenha essas funcionalidades mais específicas, e realizar a integração de dados posteriormente. 

Nesse sentido, você pode querer conhecer:

Quais são outras tecnologias que podem ser usadas na gestão de frotas?

Continuando a falar sobre o sistema de gestão de pneus, ele permite o acompanhamento da quilometragem e pressão do pneu, profundidade dos sulcos, histórico de serviços de melhoria, como recapagem, recauchutagem, e assim por diante.

Dessa forma, o gestor terá um maior controle de custos ao prever quanto tempo de vida útil cada pneu tem, quais os melhores modelos para comprar e planejar seu orçamento.

Além desse, você pode encontrar soluções tecnológicas para a gestão de frotas, como:

  • Sistema de administração: Sistema que armazena informações sobre os carros, equipe, manutenção, multas etc. Detalhes como o modelo dos veículos, ano e manutenção são fornecidas.
  • Sistema de faturamento eletrônico: Permite verificar faturas, boletos e pagamentos com máxima segurança e agilidade.
  • Sistema para o time de campo: Permite que o condutor consulte dados sobre manutenção preventiva, indicação de infrator para multas e agendamento de revisão, tudo em um sistema único e integrado.
  • Sistema de multas: O gestor pode visualizar através do sistema todos os dados sobre a infração de trânsito e encaminhar um alerta para o condutor realizar a indicação adequada para essa situação.

Outra opção interessante é o sistema de monitoramento veicular que consiste no acompanhamento em tempo real do caminhão. Este pode ser por telemetria, GPS, ou outras tecnologias inovadoras.

No geral, por meio de uma tag instalada no veículo, indica a posição do veículo e oferece informações como rotas já percorridas e tempo de percurso. Esse sistema também auxilia no melhor controle sob o modo de condução do motorista e do veículo.

Inclusive, é um meio de cumprir a Lei Nº 13.103, conhecida como Lei do Motorista, que traz a obrigatoriedade de a jornada de trabalho ser controlada e registrada de modo confiável e seguro. Isto, pois, a tecnologia nesse sistema pode servir como aliada, permitindo que este controle de jornada seja feito com mais precisão.

Agora que você chegou até aqui, que tal continuar aprendendo mais sobre a gestão de frotas eficiente em nosso canal? Confira um de nossos vídeos mais assistidos:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.