Para que serve uma tabela de profundidade de sulco do pneu?

Para que serve uma tabela de profundidade de sulco do pneu? Isso é o que você vai descobrir hoje.
Será que você precisa da tabela de profundidade de sulco de pneus?

A tabela de profundidade de sulco de pneus é uma ferramenta para auxiliar em determinações, como o nível apropriado de sulco em um pneu. 

Esta tabela considera fatores como largura e tipo do pneu, pressão de enchimento, rota percorrida e profundidade mínima do sulco. Ao usar o recurso, você pode garantir que seus pneus estejam devidamente bem cuidados para fornecer tração e manuseio nas operações, como é o esperado.

Porém, você pode ter ainda dúvidas sobre o que é e como ela funciona, né?

Então, vamos lá:

O que é a tabela de profundidade de sulco de pneus?

A tabela de profundidade de sulco de pneus é uma visualização que especifica a profundidade dos sulcos por quilometragem rodada do pneu. Ela sofre variações conforme rota utilizada e marca de fogo do pneu.

Na verdade, ela não é estabelecida ou “pronta”, embora você encontre alguns modelos por aí. Ainda assim, esta tabela é um recurso muito útil para você ter na sua frota e aumentar o controle sobre os pneus da sua operação.

Como é essa tabela?

Ela é adaptável à intenção do gestor. Por exemplo, você pode colher dados e alimentar uma tabela de previsão de troca dos pneus (para determinado modelo e marca). Tendo um limite mínimo de sulco que deseja atingir na frota, como 3 mm, você pode montar algo como:

Previsão de troca em 3 mm:

KMPROFUNDIDADE DOS SULCOS
20.0007 mm
30.0006 mm
40.0005 mm
50.0004 mm
60.000 3 mm

Para esse pneu, a troca e envio para reforma será realizada quando este rodar cerca de 60 mil quilômetros. Vale lembrar que esses números são apenas para você visualizar e não baseados em dados reais de uma frota. Dependendo do pneu, e até mesmo da rota, os números podem ser bem diferentes.

Por isso, você deve saber a média em que os seus pneus sofrem desgastes e qual a quilometragem média que percorrem para poder montar sua tabela de profundidade de sulco de pneus.

Ou seja, a visualização depende do controle que você deseja realizar. 

Inclusive, você pode criar tabelas de comparação para o mesmo pneu em diferentes rotas, ou para pneus diferentes na mesma rota.

Pneu X, Rota A

KMPROFUNDIDADE DOS SULCOS
20.0007 mm
30.0006,3 mm
40.0005,8 mm
50.0005,1 mm

Pneu Y, Rota A

KMPROFUNDIDADE DOS SULCOS
20.0007 mm
30.0006,5 mm
40.0006,0 mm
50.0005,5 mm

As possibilidades são muitas!

Para que serve a tabela de profundidade de sulco de pneus?

As informações da tabela podem ser usadas para determinar se um pneu é seguro para uso, quando deve ser substituído, qual pneu tem o melhor desempenho por rota, qual pneu sofre mais com os impactos da estrada, qual rende mais por quilômetro rodado, e assim por diante.

Você tem, basicamente, um guia usado para acompanhar a normalidade de desgaste através da profundidade dos sulcos na banda de rodagem de um pneu.

Isso significa que, conforme análises previamente realizadas, a tabela é gerada e permite que você acompanhe se o desgaste dos demais pneus está conforme previsto ou se está ocorrendo de forma acelerada.

Quais os benefícios proporcionados?

A tabela pode influenciar e facilitar:

  • Determinação da profundidade mínima segura para um pneu rodar;
  • Entendimento de quando um pneu deve ser substituído;
  • Análises e realização de cálculo CPK para os pneus;
  • Visualização de desempenho dos pneus por rota, para trazer economias na escolha de novos pneus;
  • Compreensão das rotas em más condições que podem passar a ser evitadas, na busca de uma preservação e prolongação de uso dos pneus.

Como usar a tabela de profundidade de sulco de pneus?

Para usar a sua ferramenta, você deve, ao mesmo tempo, estar realizando a gestão de pneus da sua frota. Ou seja, aferindo e anotando os dados sobre profundidade dos sulcos pelo menos uma vez por mês.

Isso é até óbvio, se você quer usar a tabela de profundidade de sulco de pneus, precisa controlar os sulcos, certo?

Dito isto, não tem mistério no uso da tabela. Uma vez construída, ela ficará à sua disposição para olhar e ver se os pneus em uso na frota estão desempenhando conforme esperado.

Além disso, ela serve para você apresentar resultados e apoiar suas decisões diante de diretorias da empresa.

Tem alguma maneira melhor de controlar a profundidade dos sulcos?

Hoje, apoiar-se na tecnologia está cada vez mais sendo visto como a melhor alternativa. A automação de tarefas e leitura de dados rápida e efetiva é uma grande vantagem.

Como você pode ter notado, há muitos fatores a serem considerados quando se trata da profundidade do sulco do pneu: o tipo de terreno em que você estará dirigindo, o peso do seu veículo e até o clima em que a viagem é realizada e a pressão dos pneus ajustada.

É por isso que é útil ter uma visualização que indique qual profundidade de sulco é melhor para suas necessidades. Ainda, existem diferentes modelos para diferentes tipos de veículos e terrenos.

O trabalho para criar suas próprias tabelas e gráficos é longo e complexo.

Então, usar um sistema que entrega as informações necessárias pelo mínimo trabalho manual é bastante atrativo. E é exatamente o que a solução Prolog, para gestão de pneus oferece. Confira e conheça nosso sistema completo.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.