Com a evolução tecnológica na logística e nas frotas, diferentes termos tecnológicos surgem para categorizar e explicar essas inovações.
Cada um desses termos representam diferentes maneiras de modernizar e garantir a eficiência operacional de uma frota de transporte. É preciso conhecê-los para não ser deixado para trás em sua gestão.
Entenda a seguir os principais termos tecnológicos na gestão de frotas:
- API;
- Dados e Big data;
- Inteligência artificial;
- Internet das Coisas;
- SaaS;
- Veículos elétricos;
- Veículos autônomos.
API (Interface de Programação de Aplicações)
A API é uma forma de comunicação entre diferentes sistemas e/ou ferramentas, permitindo a troca de dados de maneira eficiente e automatizada. Nas frotas, esse recurso é utilizado principalmente para integrar os diferentes setores da operação, desde o controle de consumo de combustível até as informações de manutenção da frota.
Isso é fundamental para o gestor ter uma visualização completa do funcionamento da sua frota e tomar decisões melhores em sua gestão.
Esse tipo de tecnologia é importante também para implementar o funcionamento de um centro de controle operacional.
Dados e big data
Os dados se tornaram indispensáveis nos últimos anos, sendo utilizados como base de análise e tomada de decisões em todos os setores da frota.
Eles são gerados a todo momento e em um grande volume, da localização dos veículos até o desempenho do motorista e o consumo de combustível. Por isso, o conceito de Big Data se tornou uma realidade: trata-se da capacidade de lidar com esses grandes volumes de informações.
Assim, é possível realizar a análise de conjuntos desses dados complexos e extensos, que antes eram difíceis de processar com métodos tradicionais.
Inteligência artificial
Quando falamos em termos tecnológicos, não podemos deixar de mencionar a inteligência artificial. Ela passou a fazer parte da rotina das empresas e está cada vez mais presente no setor do transporte e logística também.
A IA na gestão de frotas pode ser usada de algumas maneiras diferentes, sempre complementando o trabalho do gestor de tomar decisões mais eficientes. Uma de suas principais aplicações atualmente é na manutenção preditiva das frotas.
Os diferentes sensores e tecnologias desse modelo de manutenção fazem a detecção de padrões de comportamento e funcionamento, e identificam problemas em seus estágios mais iniciais através da alteração nesses padrões.
Além disso, a IA pode ser utilizada para outras etapas das operações de transporte, como, por exemplo, na otimização de rotas, analisando variáveis em tempo real, como tráfego e condições climáticas, e fornecendo direções mais eficientes.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas tem o objetivo de conectar máquinas, equipamentos e, no caso das frotas, veículos a computadores e outros dispositivos, criando um sistema inteligente que envia e recebe informações específicas.
Sua aplicação pode ser para diferentes propósitos na gestão de frotas. Um exemplo é a melhoria da segurança, onde sensores e dispositivos conectados podem monitorar condições de direção, detectar comportamentos de risco e alertar motoristas e gestores em tempo real.
Além disso, entre outras funções e aplicações, a IoT permite uma resposta rápida para emergências em rota, fornecendo informações precisas de localização em caso de incidentes.
Software as a Service (SaaS)
Esse é um dos termos tecnológicos mais utilizados, sendo um tipo de serviço presente em praticamente todas as frotas atualmente. O Software as a Service (Software como Serviço), conhecido como SaaS, é um tipo de tecnologia que resolve os problemas da operação com um sistema de gerenciamento que não precisa ser comprado e instalado internamente.
As empresas podem acessar as funcionalidades por meio da internet, pagando um valor recorrente, geralmente mensal.
Ele gera benefícios para a gestão de frotas a partir do momento que elimina a necessidade de investir em infraestrutura de TI e manutenção de servidores, permitindo um acesso fácil e remoto às ferramentas de gerenciamento.
Ainda mais, as atualizações de software são automáticas, mantendo os recursos sempre atualizados e garantindo a adoção das últimas inovações do setor.
Ao optar por soluções SaaS, as empresas de transporte podem focar na gestão operacional enquanto contam com tecnologia eficiente, segura e flexível para otimizar o rastreamento, manutenção, logística e outros aspectos essenciais da gestão da frota.
Veículos elétricos
Os veículos elétricos são uma tecnologia emergente na gestão de frotas que oferece uma alternativa sustentável e eficiente. Isso porque esses veículos são alimentados por baterias e motores elétricos, eliminando as emissões diretas de gases de escapamento e reduzindo significativamente a pegada de carbono.
A adoção de veículos elétricos contribui em diferentes aspectos da sua gestão, tanto em questão de menores custos com combustível, quanto de uma visão mais positiva da empresa como um todo.
Embora desafios como a autonomia para carregar esses veículos e os custos iniciais elevados ainda sejam uma realidade, a rápida evolução da tecnologia e o foco crescente em um transporte sustentável estão cada vez mais impulsionando a transição para os veículos elétricos nas frotas.
Veículos autônomos
Os veículos autônomos são caracterizados pela sua capacidade de locomoção sem intervenção humana direta.
Espera-se que contribuam em algumas questões, como a otimização automática de rotas e aumento de produtividade da frota, por poderem operar durante mais horas sem fadiga.
Contudo, a adoção de veículos autônomos também enfrenta seus desafios, principalmente pela adequação de questões legais e de segurança.
Agora que você já sabe o que significam esses diferentes termos tecnológicos, conheça as principais tecnologias da frota para incluir na gestão de suas operações de transporte. Faça download grátis deste guia com 7 opções tecnológicas para a sua frota.