Utilizar fornecedores de manutenção para frota é uma prática comum nas operações de transporte, especialmente para serviços mais complexos que requerem mão de obra especializada, equipamentos e máquinas específicas, principalmente em frotas pesadas.
Embora ter uma equipe interna seja uma opção atrativa, a consideração de investimentos e estrutura é fundamental. Como saber se é melhor terceirizar a manutenção da frota ou investir na sua própria oficina interna?
Entenda a seguir o que você precisa para tomar uma decisão correta:
- O que é a manutenção terceirizada?
- Qual a diferença entre fornecedores de manutenção para frota e gestão de equipe interna?
- Quando vale a pena contratar fornecedores de manutenção para frota?
- Como fazer uma boa gestão das manutenções da frota?
O que é a manutenção terceirizada?
A manutenção terceirizada envolve a contratação de serviços de manutenção externos à empresa. É um modelo de gestão adotado para buscar maior qualidade de serviço e redução de custos operacionais, sem a necessidade de manter uma estrutura de oficina e mão de obra interna nas operações de transporte.
Nesse caso, os gestores optam por oficinas especializadas, podem trabalhar com fornecedores credenciados ou estabelecer parcerias para garantir que os veículos passem pelos processos de prevenção e correção necessários.
Qual a diferença entre fornecedores de manutenção para frota e equipe interna?
Manter uma oficina interna em sua frota requer uma estrutura significativa, envolvendo mão de obra especializada, espaço físico adequado e aquisição de equipamentos. Isso, por sua vez, acarreta em custos de manutenção elevados e demanda de um gestor dedicado para administrar a área.
Por outro lado, ao optar por fornecedores de manutenção para frota, embora seja essencial gerenciar os serviços e manter uma comunicação eficiente, os custos tendem a ser mais baixos e diretos.
Equipe interna de manutenção
- Estrutura Complexa
Ter uma equipe interna de manutenção exige a construção de uma infraestrutura física, incluindo uma oficina com espaço adequado, ferramentas e equipamentos especializados, como elevadores, máquinas de diagnóstico, tecnologias de acompanhamento, entre outros.
- Custos Significativos
Além da infraestrutura, os custos associados à equipe interna incluem salários e benefícios para os mecânicos, treinamento contínuo, aquisição e manutenção de equipamentos, além de custos operacionais como energia elétrica, água e outros produtos.
- Gestão Interna Necessária
Uma equipe de manutenção interna requer uma liderança qualificada para gerenciar os mecânicos, organizar horários de trabalho, distribuir tarefas e garantir que todas as operações de manutenção sejam realizadas de acordo com as diretrizes de qualidade e segurança.
Apesar disso, também pode ser um benefício associado, já que a empresa terá um controle mais próximo de todo o processo de manutenção e poderá acompanhar os indicadores de qualidade para otimizar essas atividades.
Fornecedores de manutenção para frota
- Economia de custos
A terceirização de manutenção da frota geralmente resulta em custos menores. Os fornecedores especializados geralmente possuem economias de escala, o que lhes permite oferecer serviços a preços competitivos.
Ao terceirizar, você também reduz os custos associados à gestão de uma equipe interna, como a necessidade de liderança de oficina, infraestrutura e custos operacionais.
- Especialização e qualidade
Os fornecedores de manutenção tendem a ser especializados em seus serviços e podem oferecer um alto padrão de qualidade.
Eles também têm acesso a tecnologias e equipamentos de ponta que você poderia demorar para conseguir devido ao orçamento direcionado ao setor de manutenção.
- Flexibilidade
A terceirização oferece flexibilidade na escolha de serviços. Você pode contratar fornecedores para tarefas específicas, como troca de pneus ou revisões, adaptando-se às necessidades da sua frota.
- Foco na atividade principal
Terceirizar a manutenção permite que você se concentre em sua atividade principal, enquanto especialistas cuidam dos aspectos técnicos dos veículos.
Quando vale a pena contratar fornecedores de manutenção para frota?
Quando a empresa não tem os recursos necessários para fazer um setor de manutenção funcionar, é um indicativo para focar na contratação de uma manutenção terceirizada.
Além disso, é necessário considerar fatores e aspectos importantes como:
- Quando é uma empresa de pequeno porte
Empresas menores, com frotas mais modestas, podem achar mais econômico e prático terceirizar a manutenção, uma vez que não exigem uma equipe interna em tempo integral.
- Quando a empresa possui frotas maiores
Conforme o tamanho da frota, é necessário realizar mais serviços e revisões com constância.
Além disso, você tem mais opções ao terceirizar a manutenção, pois as oficinas podem negociar contratos mais vantajosos devido ao volume de veículos a serem atendidos.
- Quando a operação possui um segmento de atuação
O setor em que a empresa opera também desempenha um papel importante.
Algumas indústrias, como logística e transporte, têm uma demanda constante por manutenção, tornando a terceirização completa ou parcial uma opção atrativa para economizar tempo dos gestores.
- Quando se define pela terceirização e busca por fornecedores
Encontrar fornecedores de manutenção confiáveis pode ser desafiador.
Alguns dos principais desafios incluem a precificação competitiva que se encaixe no orçamento da empresa, a garantia de qualidade no fornecimento de serviços, proximidade com a operação e ter confiança nos prazos para manter a frota em funcionamento.
Quando essas condições satisfizerem as necessidades de sua operação, a terceirização passará a valer a pena.
Como fazer uma boa gestão das manutenções da frota?
A gestão de manutenção com uma equipe interna deve começar com um planejamento sólido.
Em seguida, são implementadas as rotinas de manutenção preventiva, preditiva e corretiva, juntamente com as ferramentas específicas para cada etapa, e assim por diante.
Concentre-se em estabelecer rotinas para as principais atividades de manutenção da frota, que incluem:
- Controle dos veículos;
- Inspeção da frota;
- Definição e análise dos indicadores de desempenho;
- Aquisição de peças e controle de estoque;
- Levantamento de orçamentos para serviços;
- Aprovação ou reprovação dos serviços de manutenção;
- Criação de relatórios para análise e tomada de decisões do gestor de frota.
Ao administrar apenas os fornecedores de manutenção para frota, você deve ter um responsável por realizar todos os contatos e aprovar os serviços conforme negociação de orçamentos.
Também é possível combinar ambos modelos de gestão, realizando as etapas preventivas internamente e as corretivas com fornecedores de manutenção para frota, por exemplo.
E se você busca uma compreensão ainda mais aprofundada sobre a gestão de manutenção em sua frota e como conduzir esta atividade de forma efetiva e com qualidade, a recomendação é que busque por um curso focado nessas etapas.
Quer dar os primeiros passos para organizar este setor nas suas operações?
Então confira o curso da Prolog: Gestão de Manutenção da Frota.
Com ele, você entenderá como controlar as manutenções, como calcular e controlar os custos com manutenção, além de conseguir analisar se vale a pena ou não investir em uma terceirização de manutenção. Confira agora!