Como fazer gestão de peças e suprimentos na sua frota

Entenda como fazer a gestão de peças e suprimentos para melhorar a rotina de manutenções da sua frota de veículos.
Entenda a gestão de peças e suprimentos de uma frota.

A gestão de peças e suprimentos garante que todas as peças necessárias para a manutenção e reparo dos veículos estejam disponíveis quando preciso, evitando atrasos e interrupções inesperadas no serviço.

Apesar de gerar melhorias na eficiência operacional da frota, a gestão dessas peças pode ter seus desafios, principalmente para frotas grandes e diversas. 

Afinal, envolve o monitoramento do estoque, a previsão da demanda e a manutenção de um equilíbrio entre a disponibilidade de peças e o controle de custos.

Entenda melhor:

O que são os suprimentos de manutenção?

Os suprimentos de manutenção são todos os materiais, peças e componentes necessários para a realização da manutenção preventiva e corretiva de uma frota de veículos. 

Podem incluir itens como filtros de ar e óleo, pastilhas de freio, pneus, peças de motor, fluidos como óleo e líquido de arrefecimento, e até ferramentas e equipamentos utilizados nas operações de manutenção.

Esses suprimentos são fundamentais para garantir que os veículos estejam sempre em condições ideais de funcionamento, minimizando o tempo de inatividade e maximizando a segurança e a eficiência da frota.

O que é a gestão de peças e suprimentos da frota?

Uma gestão dos suprimentos de manutenção é uma área da frota que organiza todas as peças e suprimentos necessários para os serviços de manutenção.

Essa parte da operação requer um planejamento cuidadoso e um controle rigoroso de estoque para evitar excessos ou escassez, de forma que possa garantir que os itens certos estejam disponíveis no momento em que aparecem as necessidades de manutenção.

Igualmente, envolve o entendimento das especificações técnicas de cada veículo da frota e a escolha de suprimentos que atendam a essas necessidades.

Qual a importância da gestão de peças e suprimentos?

A importância da gestão de peças e suprimentos em uma frota se mostra principalmente pela ajuda em evitar atrasos causados pela falta de peças necessárias para reparos ou manutenção.

Isso porque essa situação pode levar a períodos de inatividade de alto custo, atrasos nos prazos de entrega e, por isso, até impactar negativamente a satisfação do cliente. 

Ou seja, a falta de uma peça pode gerar graves consequências ao funcionamento e qualidade da operação.

Além disso, uma boa gestão de estoque de peças e suprimentos contribui para a redução de custos ao minimizar o excesso de estoque e as compras de emergência, que geralmente têm um custo maior.

Também permite uma melhor previsão e planejamento de orçamento, garantindo que os recursos sejam utilizados da maneira mais eficiente possível.

O que inclui a gestão de peças e suprimentos da frota?

A gestão de peças e suprimentos da frota abrange uma série de atividades para garantir a disponibilidade e o uso eficiente dos recursos necessários para a manutenção e operação dos veículos. 

Isso inclui a identificação das peças e suprimentos necessários, o acompanhamento do inventário, a previsão de demanda futura e o estabelecimento de relações com fornecedores confiáveis. 

Também envolve a implementação de sistemas de controle de estoque, que ajudam a rastrear o uso de itens e identificar quando é necessário reabastecer.

Além disso, ela aborda o monitoramento do custo, a negociação de preços e prazos com fornecedores e a implementação de políticas para a gestão eficiente de devoluções ou substituições.

Como gerenciar as peças e suprimentos do estoque da frota?

Estabelecendo um sistema de inventário eficiente

É fundamental implementar um método de controle do inventário que ofereça precisão e facilidade de acesso às informações.

Isso pode incluir, por exemplo, a utilização de um software de gestão de estoque que pode rastrear as peças em estoque, alertar sobre baixos níveis de suprimentos e ajudar na previsão de necessidades futuras.

Monitorando o estoque regularmente

O monitoramento contínuo ajuda a garantir que todas as peças necessárias estejam disponíveis quando for preciso, evitando atrasos nas manutenções.

Para isso, é preciso verificar regularmente o estoque para atualizar as quantidades e identificar itens que precisam ser reabastecidos.

Tendo um planejamento de manutenção preventiva

O planejamento antecipado das manutenções ajuda a evitar atrasos e interrupções inesperadas, pois ajuda a identificar padrões de desgaste, facilitando a previsão de estoque.

E, dessa forma, permitindo que a equipe de manutenção esteja sempre preparada com as peças corretas à mão, otimizando o tempo e reduzindo o risco de paradas não planejadas dos veículos.

Analisando dados e tendências

Utilize dados e relatórios para analisar tendências de uso e desgaste das peças. Isso ajuda a prever futuras necessidades de suprimentos e a ajustar as políticas de compra e estoque de acordo com os padrões identificados.

Quer entender melhor como a gestão de peças e suprimentos impacta as manutenções da frota? Conheça nosso curso de gestão de manutenção. Inscreva-se agora e comece a otimizar suas operações!

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.