Ao integrar a manutenção da frota com outros setores, desbloqueamos um potencial enorme para otimizar operações, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões.
Isso porque a manutenção não é apenas sobre inspeções veiculares e realização de reparos. Ela faz parte de um cenário maior, abrangendo indicadores de finanças da frota, produtividade e eficiência operacional.
Por isso, a integração da manutenção com outras áreas da gestão da frota é um movimento estratégico para transformar os resultados da sua operação, reduzir custos e melhorar a tomada de decisões.
Veja a seguir:
- O que significa integrar a manutenção da frota?
- Por que integrar a manutenção da frota?
- Como integrar a manutenção da frota?
- Erros para evitar no processo de integração de manutenção da frota.
- Quais dados da manutenção integrar?
- Quais ferramentas utilizar para integrar a manutenção da frota?
O que significa integrar a manutenção da frota?
Integrar a manutenção da frota significa unir os dados gerados nos processos e atividades de manutenção dos veículos com informações de outros setores, criando um sistema de gestão unificado e eficiente.
É uma abordagem que permite que os gestores de manutenção da frota tenham uma visão mais ampla e completa da operação, entendendo como as atividades de manutenção impactam e são influenciadas por outras áreas da frota.
Seja no planejamento financeiro, na logística ou no gerenciamento de recursos humanos, a integração ajuda a garantir que as decisões tomadas sejam baseadas em uma compreensão abrangente e atualizada de todos os aspectos da gestão de frotas.
Por que integrar a manutenção da frota?
A integração entre sistemas da frota funciona como um processo centralizador de dados, reunindo informações de todas as áreas da frota para facilitar a visualização e análise de dados.
Integrar a manutenção com outros setores permite realizar análises específicas para identificar possíveis situações problemáticas — assim como as melhores soluções para cada caso.
Por exemplo, você pode analisar:
- Custos de manutenção por motorista responsável, identificando padrões de uso que podem levar a desgastes prematuros ou problemas recorrentes.
- Tempo de atividade e indisponibilidade por placa, o que ajuda a entender melhor a eficiência dos veículos e a programar manutenções preventivas de forma mais precisa.
- Padrões de falhas ou defeitos comuns, fazendo a ligação com variáveis como rotas, condições climáticas ou estilos de condução.
- Consumo de combustível em relação a manutenções realizadas, permitindo avaliar o impacto de diferentes práticas de manutenção no desempenho do veículo.
Como integrar a manutenção da frota?
Utilizando APIs abertas
Isso pode ser realizado através de tecnologias e sistemas digitais que possuem a alternativa de integração. Geralmente, isso acontece por meio de APIs abertas, disponibilizadas pelos desenvolvedores de cada sistema.
A utilização dessas APIs na frota permite a comunicação e troca de dados entre diferentes plataformas, facilitando a consolidação das informações em um único local.
Para uma integração eficaz, é fundamental escolher soluções que sejam compatíveis e que possam ser facilmente conectadas às ferramentas já utilizadas pela empresa.
Capacitando as equipes da frota
É importante estabelecer protocolos de compartilhamento de dados e definir quais informações são relevantes para serem compartilhadas entre os departamentos.
Nesse momento, a capacitação da equipe garante que todos os envolvidos compreendam o sistema integrado e saibam como utilizá-lo eficientemente.
Criando dashboards personalizados
Uma abordagem comum para integrar a manutenção da frota envolve a criação de dashboards personalizados, que reúnem dados de manutenção, operações, logística e financeiro, oferecendo uma visão abrangente do desempenho da frota.
Isso simplifica a tomada de decisões baseadas em dados, além de ajudar a identificar tendências, prever necessidades de manutenção e otimizar recursos.
Erros para evitar ao integrar a manutenção da frota
1 – Falta de planejamento e objetivos
Um dos erros mais comuns é a falta de planejamento e definição clara de objetivos, o que pode levar a uma integração desorganizada e ineficiente.
2 – Falha na comunicação
Outro erro é não envolver todas as partes no processo de integração, incluindo a equipe de manutenção, motoristas e gestores, o que pode resultar em uma falta de alinhamento e aceitação do novo sistema.
3 – Ignorar a qualidade dos dados
Ignorar a importância da qualidade dos dados é um erro crítico, pois dados imprecisos ou desatualizados podem levar a decisões equivocadas e afetar negativamente a operação da frota.
4 – Pecar na seleção das ferramentas
Além disso, a escolha de ferramentas incompatíveis ou excessivamente complexas pode criar mais problemas do que soluções, dificultando o acesso e a análise de dados.
Quais dados da manutenção integrar?
Dados essenciais incluem o histórico de manutenção de cada veículo, que fornece insights sobre a frequência de reparos e os tipos de problemas mais comuns.
Informações sobre o custo das manutenções, peças substituídas e tempo utilizado em cada reparo são igualmente importantes, pois ajudam a avaliar o impacto financeiro e operacional da manutenção.
Além disso, integrar a manutenção da frota com dados de telemetria, como o desempenho do veículo e padrões de uso, pode indicar quando um veículo está com sinais de necessidade de algum serviço de manutenção preventiva.
A integração de dados de fornecedores de peças também pode ajudar a gerenciar as relações com estes e garantir a conformidade com os termos de garantia.
Quais ferramentas utilizar para integrar a manutenção da frota?
Um sistema de gestão de manutenção é fundamental, pois, neles, você possui funcionalidades específicas para o setor de manutenção que ajudam a aprofundar o conhecimento da área.
Plataformas de análise de dados e Business Intelligence (BI) também podem ser importantes, pois são completas e preparadas para receber a integração de diferentes fontes de informação.
De maneira geral, para fazer a integração, você pode utilizar qualquer sistema que facilite a comunicação e o gerenciamento de dados entre diferentes plataformas.
Além dessas ferramentas, é possível criar uma central de controle logístico na sua operação.
Está pronto para começar a transformar a gestão da sua frota através da integração entre setores? Comece agendando uma demonstração do sistema de gestão de manutenção para frotas. Inscreva-se aqui e garanta sua demonstração gratuita.