Saiba como fazer a sinalização no transporte de cargas

Faça a sinalização no transporte de cargas da maneira correta e evite acidentes e prejuízos na sua gestão de frotas.
Faça a sinalização no transporte de cargas correta para mais segurança.

A sinalização no transporte de cargas é bastante importante, principalmente quando falamos do transporte de produtos perigosos.

É um meio de proteger o veículo e a vida do motorista e terceiros. Afinal, quando as sinalizações são feitas corretamente, os demais condutores passam a ter mais cuidado para circular em torno do caminhão.

Seja isto mantendo uma distância maior e mais segura de rodagem ou evitando ultrapassagens, a sinalização permite que os motoristas dirijam com mais responsabilidade e cautela no trânsito.

Entenda mais:

O que é a sinalização no transporte de cargas?

A sinalização no transporte de cargas é uma maneira de identificar os veículos que possuem cargas perigosas ou comprimento muito longo. Trata-se de uma obrigação que deve ser cumprida pelas empresas de transporte.

Essa sinalização serve para aumentar a segurança no transporte de cargas, evitando acidentes e também penalizações nos postos de fiscalização.

Como funciona a sinalização das cargas?

De maneira geral, a sinalização dos veículos de carga é utilizada com a intenção de mostrar aos demais motoristas na estrada sobre o tipo de veículo e produto que está sendo transportado.

Por isso, as identificações em cada placa mostram se a carga é inflamável, química, tóxica, gases, e assim por diante. Segundo a Resolução 5.232/2016, são mais de 3 mil produtos considerados perigosos — oferecendo riscos à saúde, à segurança pública ou ao meio ambiente.

Como sinalizar o caminhão?

Para fazer uma sinalização adequada no transporte de cargas, o gestor precisa conhecer quais são as informações necessárias para sinalizar e utilizar os meios de comunicação e posicionamentos determinados para cada caso.

Confira as principais informações e quais são obrigatórias na sinalização dos caminhões:

Informações obrigatórias na sinalização

A legislação brasileira de trânsito determina algumas obrigações para os caminhões de transporte de cargas:

Sinalização de veículos longos

Qualquer veículo de carga com medidas acima de 19,8 metros deve possuir o registro de seu tamanho presente na traseira do veículo. 

É uma maneira de dizer aos motoristas a distância e o tempo necessário para ultrapassar com segurança na estrada.

Sinalização para “Combinações de Veículos de Carga” (CVC)

Quando mais de um veículo de carga é combinado no mesmo caminhão, ele é identificado como um veículo “combinado”. 

Esses veículos estão mais suscetíveis a tombamentos e também costumam trafegar em velocidades menores que os demais, dando maior possibilidade de ultrapassagem para os demais motoristas.

Sua sinalização é fundamental para alertar aos demais viajantes sobre os cuidados que devem ter ao conduzir próximo desse caminhão.

Sinalização no transporte de cargas perigosas

As cargas perigosas precisam de duas principais informações dispostas no veículo, que são:

  • Painel de Segurança: este possui um formato retangular e fundo de cor laranja com bordas pretas. Ele apresenta o número de risco da carga e o número da ONU (Organização das Nações Unidas), informações que identificam o quanto a mercadoria apresenta risco, caso ocorra um acidente.
  • Rótulo de Risco: este possui formato de losango e apresenta uma ilustração do tipo de periculosidade que o produto apresenta. Além disso, estão presentes a descrição do produto e o número da classe de risco (que pode ir de 1 a 9). A cor da placa também auxilia na identificação da classe de carga, portanto é um ponto de atenção na hora de fazer a sinalização do seu veículo.

 Posicionamento das placas de sinalização no transporte de cargas

O posicionamento da sinalização no transporte de cargas pode ser feito na lateral, dianteira ou traseira do veículo. Cada um tem diferentes características:

  • Lateral: a placa deve estar próxima à traseira do veículo e, no centro vertical, fica o painel e rótulo de segurança.
  • Dianteira: o painel deve estar fixo na parte inferior e próximo à faixa de sinalização.
  • Traseira: obrigatoriamente, painel e rótulo devem estar fixos.

Que outras ações contribuem para aumentar a segurança no transporte de cargas?

Reconhecer e se preparar para os riscos

Há diversos riscos do transporte de cargas que acabam não sendo abordados na rotina da frota por serem pouco comuns de acontecer. Porém, quando acontecem, é importante que todos os colaboradores estejam preparados e saibam como agir diante da situação. 

Por isso, identificar as possíveis situações de perigo e ter um plano de contenção é fundamental na sua operação de transporte.

Saber realizar a distribuição correta de cargas

A distribuição de carga no caminhão é tão importante quanto os demais aspectos de gestão de uma frota. Um produto posicionado de maneira incorreta pode tanto prejudicar a carga em si, quanto danificar o caminhão e até mesmo ocasionar acidentes em rota.

Algumas das maneiras mais utilizadas são por tipologia ou de acordo com o trajeto. Porém, quando falamos em produtos perigosos, eles são transportados exclusivamente em cada veículo — que devem ter as sinalizações específicas para isso.

Padronizar procedimentos de segurança

Ter ações de segurança definidas, como a inspeção veicular, a sinalização no transporte de cargas e o monitoramento de rotas são bons meios de controlar e determinar os padrões necessários para que a segurança da frota seja otimizada.

Conheça outras maneiras de melhorar a sua gestão de frotas em nosso material gratuito baixe o Guia de Gestão de Frotas.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.