Uma ecofrota representa uma frota de veículos que prioriza a sustentabilidade, tanto através de veículos menos poluentes, quanto por meio de ações que visam reduzir o impacto no meio ambiente.
Esse é um tema emergente no transporte e, inclusive, uma das tendências da logística. Isso por conta do grande impacto que essa área do mercado possui — pela emissão de gases e exploração de recursos naturais para produção de combustível.
Com tantos debates sobre os tipos de ações que são necessárias para atingir o objetivo da sustentabilidade, a ecofrota passa a ser considerada uma forte alternativa principalmente em empresas de médio a grande porte.
A seguir, saiba mais sobre:
O que é uma ecofrota?
Também conhecida como frota ecológica, trata-se de uma frota cujas práticas são adaptadas para serem consideradas ações sustentáveis.
É um conceito que está conectado ao ESG — termo que foca em ações que visam desenvolver e aprimorar os aspectos ambientais, sociais e governamentais de uma sociedade.
Uma das ações possíveis de realizar para uma ecofrota, por exemplo, é a aquisição de veículos modernos e que tenham menor impacto ambiental, sejam eles mais energéticamente eficientes ou até mesmo elétricos.
Outra possibilidade é a implementação de sistemas de gestão, que simplificam e automatizam algumas atividades, reduzindo o esforço e suscetibilidade a erros humanos.
Qualquer tipo de ação que tenha caráter para melhorar os processos e reduzir impactos negativos nos pilares do ESG pode ser considerada para a construção de uma ecofrota também.
Qual a importância e objetivo de uma ecofrota?
O principal objetivo é reduzir os impactos no meio ambiente, mas também busca realizar outras atividades que contribuem tanto para a natureza, quanto para a empresa.
Afinal, uma frota é responsável pelas entregas e transporte de cargas, mercadorias e passageiros, podendo ser composta de carros, motos, caminhões, ônibus e até mesmo táxis.
Cada tipo de frota e de veículo possui diferentes desafios a serem enfrentados e você deve avaliar como aplicar as ações mais adequadas na sua gestão. Porém, todas trarão os mesmos benefícios à empresa. Incluindo:
Credibilidade e reconhecimento no mercado
Quando existe a prática de ações sustentáveis na frota, esta se destaca para os clientes que buscam empresas com propósito. Além disso, por ser um assunto em alta, ter essas ações pode gerar uma boa repercussão na mídia.
Custos financeiros menores
Se aplicar uma ação como a aquisição de veículos mais modernos e menos poluentes, terá um custo inicial elevado. Porém, a longo prazo, eles são ativos mais eficientes e econômicos, gerando uma redução nos seus custos tanto de combustível quanto de manutenção.
Redução de erros
A ideia de uma frota mais sustentável também está ligada ao uso de mais tecnologias na rotina da operação, como o checklist eletrônico para reduzir o consumo de papel. Isso significa menos tarefas manuais e maior padronização das atividades.
Ou seja, menos erros humanos acontecem.
Melhor durabilidade de veículos e pneus
Ao aplicar tecnologias que agilizam e facilitam o controle da frota em diversas áreas e etapas, a manutenção dos veículos e pneus é uma delas. Assim, os sistemas geram mais informações e dados para que os relatórios e análises sejam mais precisos para a tomada de decisão na frota.
Isso está diretamente ligado aos cuidados com os ativos da frota, trazendo esses benefícios em relação à durabilidade e até uma melhor conservação dos veículos e pneus.
Como criar e gerenciar uma ecofrota?
Estabelecer metas
A melhor maneira de ter bons resultados na gestão de frotas é estabelecendo um propósito para as suas ações, através das metas, objetivos e conquistas.
Por exemplo, colocar um prazo e quantidade de veículos a serem substituídos por modelos mais sustentáveis.
Reduzir os custos de manutenção é outro exemplo de meta relevante, pois o aumento na frequência de manutenções que um veículo recebe pode estar diretamente relacionado ao aumento de emissão de gases poluentes, ocorrências de vazamentos ou outros problemas que impactam o meio ambiente negativamente.
Lembre-se apenas de determinar valores e datas para cada uma de suas metas. Por exemplo:
- Substituir 5 veículos por um modelo mais sustentável até setembro de 2023.
- Reduzir os custos de manutenção da frota em 8% até dezembro de 2023.
Adaptar as rotinas e ações da frota
O caminho mais prático para entender quais os tipos de ações que você deve começar a implementar na sua frota é identificando quais ações geram os maiores impactos e vão contra as diretrizes de uma ecofrota.
Após fazer esse levantamento nas suas operações de transporte, você pode listar também como essas ações podem ser adaptadas e o que é necessário para fazer acontecer.
Algumas ideias de ações sustentáveis e que ajudam a nutrir uma ecofrota são:
- Acompanhar o consumo de combustível do veículo;
- Avaliar a perda de pneus por mês e motivos de descarte;
- Descartar embalagens e resíduos de lubrificantes e óleos adequadamente.
Conscientizar os colaboradores
Todos os colaboradores devem estar cientes do esforço da empresa em direção a ser mais sustentável e ter uma ecofrota. Isso pode acontecer por meio de treinamentos e uma nova política de frotas.
Cada um deve estar consciente do seu papel e responsabilidade também. O motorista deve se atentar para manter as práticas de direção defensiva, os mecânicos devem cuidar com vazamentos e descartes de produtos e assim por diante.
Avaliar os tipos de combustível
Atualmente, há diversos tipos de combustíveis que podem ser utilizados: gasolina, álcool, diesel, etanol, biodiesel, entre outros. Assim como existe a possibilidade de utilizar veículos elétricos.
Alguns modelos são híbridos, sendo possível utilizar dois tipos de combustíveis, como diesel e gás, ou um tipo de combustível e a carga elétrica.
Para saber qual o tipo mais sustentável e que se adequa melhor às necessidades da sua frota, faça uma avaliação de benefícios e facilidade de acesso ao tipo selecionado.
Praticar a manutenção sustentável
A manutenção é uma parte bastante importante da sustentabilidade no transporte. Nela, estão as principais ações em relação aos veículos que podem fazer a sua frota ter melhor conservação e menor impacto no meio ambiente.
Por isso, pensar em uma rotina de manutenção sustentável virou algo fundamental nas empresas de logística e transportes.
Outras dicas sobre a organização e otimização da sua gestão de frotas podem ser encontradas em um material completo e gratuito que preparamos. Confira e faça seu download.