Manutenção orientada a dados: a chave para uma frota mais eficiente

A manutenção orientada a dados pode aumentar a eficiência da gestão de suas operações da frota. Entenda como.
Manutenção orientada a dados na operação de frotas.

A manutenção orientada a dados é uma prática moderna nas frotas veiculares, pois envolve o uso de tecnologias de gestão e monitoramento dos veículos para uma tomada de decisões mais efetiva.

Não há dúvidas de que a gestão orientada a dados está se tornando uma prática cada vez mais presente nas indústrias, e já começou a crescer na gestão de frotas também. 

Por isso, uma das principais áreas da frota, a manutenção, também deve se tornar uma prática orientada a dados para garantir operações otimizadas e custo-efetivas

Confira a seguir:

O que é orientação a dados?

A orientação a dados, ou data-driven, se refere ao uso de dados quantificáveis para informar e guiar decisões de negócios. 

Para as frotas veiculares, isso significa analisar dados coletados de veículos e operações para tomar decisões mais informadas sobre manutenção, operações e gerenciamento. 

O foco está em usar insights concretos, ao invés de intuição ou experiência passada, para impulsionar melhorias e eficiência reais.

O que é manutenção orientada a dados?

A manutenção orientada a dados na gestão de frotas é um processo onde dados coletados dos veículos são usados para prever e prevenir falhas antes que elas ocorram.

Isso se diferencia da manutenção preventiva, geralmente utilizada, que funciona com o agendamento de serviços a partir de cronogramas pré estabelecidos.

Com a abordagem data-driven, a manutenção pode ser programada com base no estado atual do veículo e em tendências de dados, levando a vantagens como a redução no tempo de inatividade da frota.

Benefícios da manutenção orientada a dados

Redução de custos

A manutenção baseada em dados funciona como a manutenção preditiva, sempre prevendo padrões e identificando o momento certo de realizar ajustes nos veículos. 

E esse tipo de ação pode diminuir os custos ao evitar falhas graves e prolongar a vida útil dos veículos.

Aumento da eficiência

Com dados precisos, as operações de manutenção são menos suscetíveis a erros ou redundâncias. 

Além disso, a antecipação de problemas e agendamentos efetivos para correções veiculares ajuda a evitar ociosidade da frota e reduz a taxa de indisponibilidade dos veículos. Todos fatores que aumentam a eficiência operacional de uma frota.

Melhoria da segurança

A manutenção orientada a dados ajuda a garantir que os veículos estejam sempre em condições ideais de funcionamento, reduzindo o risco de falhas inesperadas e, por consequência, de acidentes na estrada.

Tomada de decisão aprimorada

Com informações detalhadas e atualizadas, os gestores podem tomar decisões mais informadas e estratégicas ao acessar e analisar os dados disponíveis nos sistemas da operação.

Como funciona uma manutenção orientada a dados?

1 – Coleta de dados

A manutenção orientada a dados começa através da coleta contínua de dados dos veículos, que pode incluir informações sobre o desempenho do motor, padrões de uso do veículo, condições de estrada, e até mesmo dados ambientais.

2 – Uso de tecnologias

Com o uso de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial e o machine learning, é possível processar grandes volumes de dados e gerar insights importantes para a tomada de decisão.

4 – Protocolos e treinamento de equipe

O treinamento da equipe deve focar na utilização correta das tecnologias implementadas na frota. Dessa forma, garantindo que os dados sejam coletados da melhor forma possível e que o gerenciamento deles seja correto.

5 – Análise e previsões

Todas as informações coletadas são analisadas para identificar padrões e prever quando a manutenção é necessária. Além de contribuir para a compreensão de tendências e padrões da frota, sejam eles bons ou encaminhados para um processo de melhoria.

Nesse momento, também deve-se analisar o ROI na gestão de manutenção e o quanto o investimento em tecnologias compensa na redução de custos com manutenções e inatividade dos veículos.

Como coletar e armazenar dados de manutenção da frota?

A coleta e armazenamento de dados na gestão de frotas pode ser realizada através de uma variedade de tecnologias, como sistemas de telemetria, sensores IoT (Internet das Coisas) e software de gestão de frotas

Essas ferramentas registram diversas informações em tempo real, desde a localização em tempo real até o estado do motor durante a rota, e até mesmo padrões de condução dos motoristas. 

Os dados coletados ficam armazenados em sistemas de nuvem ou bases de dados locais, onde podem ser acessados para análise e relatórios. 

Muitos dos sistemas ainda geram relatórios de maneira automatizada, bastando preencher os filtros de data, veículo ou operação que deseja analisar.

A análise de dados na manutenção permite identificar tendências e problemas potenciais antes que eles se tornem críticos. 

Por exemplo, um aumento no consumo de combustível pode indicar a necessidade de manutenção do motor. Da mesma forma, padrões irregulares de frenagem podem sinalizar problemas nos sistemas de freio. 

Ao monitorar esses indicadores, a manutenção pode ser realizada com prontidão e eficácia, gerando todos os benefícios previstos de uma gestão de manutenção orientada a dados.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos e habilidades nesses aspectos da manutenção de uma frota, não perca a oportunidade de participar do nosso curso de gestão de manutenção. 


Inscreva-se agora e dê o próximo passo para alavancar a sua carreira e transformar a eficiência da sua frota!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.