Como a validade de pneus da sua frota pode atrapalhar a produtividade das operações

Descubra como a validade de pneus impacta o desempenho e produtividade da sua frota e saiba quando é hora de substituí-los.
Conheça a validade de pneus e seu impacto na frota.

Os pneus são componentes cruciais para as operações de transporte e entender suas diversas características é algo que ajuda a otimizar o uso e durabilidade deles. Uma das dúvidas mais comuns é sobre a validade de pneus e por quanto tempo eles podem ser utilizados.

Isso acontece porque os pneus não possuem uma indicação de data de validade em suas informações, apenas a data de fabricação. E o motivo para isso é que eles realmente não possuem uma validade.

Os pneus têm apenas um tempo médio de uso que prevê a oxidação natural da borracha, mas que, se estiver em boas condições, pode ser utilizado por mais tempo sem problemas, aumentando o seu ciclo de vida.

Qual é a validade de pneus?

Os pneus de caminhões não possuem uma data de validade específica, mas sim uma data de fabricação inscrita em sua lateral.

O prazo associado aos pneus geralmente se refere à garantia, que normalmente é de 5 anos, a partir de sua data de fabricação, mas pode ter algumas variações, a depender do fabricante e fornecedor.

Vale observar que esse é um prazo que está ligado à oxidação natural da borracha.

Para que os pneus atinjam essa vida útil, é essencial realizar cuidados adequados, como evitar desgaste excessivo ou irregular. Sem esses cuidados, o tempo de vida útil pode ser reduzido, e a possibilidade de recapagem para reutilização pode ser comprometida.

Qual é a vida útil de um pneu?

A vida útil do pneu é mais facilmente medida pela sua quilometragem rodada, ao invés de anos de utilização. E ela é determinada por vários fatores, incluindo as condições de uso, manutenção e armazenamento.

Geralmente, um pneu novo em condições ideais de rodagem possui um tempo de vida útil de cerca de 50 a até 80 mil km rodados.

Durante a utilização, você deve ter uma rotina de gestão de pneus na frota, monitorando regularmente os sinais de desgaste, como a profundidade dos sulcos e a uniformidade do desgaste da banda de rodagem.

Além disso, fatores como exposição a temperaturas extremas, armazenamento inadequado e carga excessiva podem acelerar o desgaste e reduzir a vida útil do pneu. 

Como descobrir a validade dos pneus?

Para descobrir a validade de pneus de um caminhão, é fundamental verificar a data de fabricação, que é indicada por um código de quatro dígitos na lateral do pneu. Os dois primeiros dígitos representam a semana e os dois últimos o ano de fabricação. 

Embora os pneus não tenham uma data de validade fixa, a recomendação geral é avaliá-los cuidadosamente ao longo de sua utilização e, ainda mais, a partir do atingimento de 5 anos de uso (prazo médio previsto de garantia pelos fabricantes).

Dependendo das condições observadas durante essas avaliações, a substituição do pneu pode ser apropriada.

De maneira geral, a “validade” de pneus está mais relacionada à degradação natural da borracha e condições de uso do que a uma data específica.

Existe algum risco em rodar com pneus vencidos?

Apesar de não terem uma data de validade fixa, os pneus ficam velhos e a borracha passa por um processo natural de degradação, reduzindo a aderência dos pneus e deixando eles mais suscetíveis à falhas, como rupturas ou deslocamentos da banda de rodagem.

Então, existe sim um risco ao rodar com pneus velhos.

Além disso, eles podem também perder sua eficácia em condições de chuva, aumentando o risco de aquaplanagem.

Outro fator importante é a estrutura interna dos pneus que pode se enfraquecer com o tempo, aumentando o risco de acidentes, especialmente sob cargas pesadas ou em altas velocidades.

Quando é a hora de fazer a troca de pneus da frota?

A hora certa de trocar os pneus da frota depende de alguns fatores, incluindo a profundidade do sulco, sinais de desgaste e a idade dos pneus. O mais recomendado é que a troca deve ser considerada quando a profundidade do sulco atinge o limite de 3 mm.

Apesar de, legalmente, o limite mínimo ser de 1,6 mm, quando chegam nesse estágio, as peças estão mais suscetíveis à recusa de recape. Por isso, retirar o pneu de uso entre 2 e 3 mm aumenta suas chances de reaproveitamento e, por consequência, sua vida útil.

Além disso, sinais como desgaste irregular, rachaduras, bolhas e danos na estrutura do pneu são indicativos de que a troca é necessária.

Pneus com mais de cinco anos de uso também devem ser avaliados com cautela, mesmo que visualmente pareçam em bom estado, eles podem possuir danos internos ou fadiga da carcaça. 

Quais sinais indicam que a validade dos pneus está acabando?

Um dos sinais mais evidentes é a redução na profundidade dos sulcos, que, ao atingirem abaixo de 1,6 mm, indicam o desgaste completo da banda de rodagem.

Rachaduras na superfície dos pneus são um claro sinal de envelhecimento e degradação da borracha.

Além disso, o desgaste irregular pode sugerir problemas de alinhamento ou uso excessivo, enquanto deformações como bolhas ou saliências indicam danos internos sérios.

Outros indicativos do fim da vida útil do pneu são o surgimento de cortes e furos visíveis.

Mantenha a segurança e a eficiência da sua frota com o nosso e-book “Guia da Gestão de Pneus”. Baixe agora para garantir que você está aproveitando ao máximo a vida útil dos pneus da sua frota e conduzindo suas operações com segurança e economia.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.