Aumente a eficiência da frota através da automatização do checklist

Conheça as vantagens de fazer a automatização do checklist na frota e transformar o processo manual em uma rotina eficiente.
Checklist automatizado para os motoristas da frota.

A automatização do checklist do veículo é algo recente nas operações de transporte, mas que está trazendo resultados bastante positivos.

Afinal, o checklist de veículos é uma das ferramentas mais importantes na manutenção da frota. Porém, o processo manual, ainda bastante comum nas frotas, acaba sendo negligenciado pelos motoristas.

Além disso, está mais suscetível aos erros humanos, seja por uma leitura errada na hora da inspeção ou por um preenchimento incorreto da planilha de controle posteriormente.

Portanto, se a sua operação ainda não começou a se adequar à realidade das tecnologias logísticas, a automatização do checklist é um passo bem importante. Confira:

O que é a automatização do checklist?

Trata-se de um processo que substitui o preenchimento manual das listas de inspeção da frota por soluções tecnológicas e que fazem isso de forma semi ou totalmente automatizada

Ou seja, é uma solução tecnológica que simplifica e traz melhorias à inspeção dos veículos da frota, aumentando também a confiabilidade das informações e facilitando a abertura de ordens de serviço.

Benefícios de automatizar o checklist a frota

Reduzir erros e inconsistências

Quando o checklist é realizado no papel, é comum ocorrer erros como preencher uma linha errada e acabar rasurando o documento. Isso dificulta o entendimento do gestor para controle das manutenções e geração de ordens de serviços.

Além de ser o cenário mais positivo, em que o motorista efetivamente realiza o checklist da maneira correta e não apenas ignora essa responsabilidade.

Ter maior eficiência operacional

A eficiência se dá quando a rotina da frota é cumprida, ao mesmo tempo, com qualidade e com o menor esforço possível. Ou seja, se o motorista realiza um checklist de papel, ele demora e as chances de cometer erros são maiores, o que indica uma baixa eficiência.

Por outro lado, uma ferramenta de automatização do checklist permite que a tarefa aconteça mais rápido e com maior confiabilidade, dando maior produtividade às operações.

Proporcionar mais segurança para veículos e motoristas

Quando o checklist é realizado e as ordens de serviço facilitadas, os veículos passam pelas manutenções corretamente, evitando rotas com itens que prejudicam a segurança do veículo em aberto.

Otimizar os processos de manutenção da frota

A padronização dos processos de manutenção é algo que a automatização do checklist oferece. Bem como o processo de inspeção, transforma a manutenção dos veículos em uma atividade prática a rápida, assim como a abertura das ordens de serviço, que acontece em tempo real durante a própria inspeção.

Além disso, por se tratar de uma solução tecnológica, o histórico de manutenções e de checklists é criado automaticamente. 

Para quem opta por uma gestão baseada em dados, com a tomada de decisões mais analítica, também é bastante vantajoso, pois a plataforma de checklist gera gráficos e relatórios em uma dashboard completa para as suas análises.

Garantir a responsabilidade dos motoristas sobre os veículos

Quando o checklist é realizado por meio de uma tecnologia, é mais prático identificar o motorista responsável, seja através de um perfil de usuário na plataforma ou da assinatura eletrônica no final do checklist.

Como funciona a automatização do checklist da frota?

Em frotas onde a manutenção preditiva já acontece, há tecnologias que automatizam completamente as inspeções dos elementos do veículo, embora o investimento necessário seja maior. 

Nesses casos, são utilizadas máquinas e sensores que medem temperatura, vibrações e outros elementos do veículo para detectar problemas em estágios iniciais, que outros meios de inspeção não conseguem identificar.

Muitas operações ainda não têm orçamento para esse tipo de tecnologia, dado o alto custo inicial de aquisição. No entanto, o checklist eletrônico é uma alternativa mais acessível e com funcionalidades que contribuem significativamente para a realização da inspeção, que acontece de forma semi automatizada.

Nessa opção, o motorista ainda deve realizar as inspeções, mas tudo é feito por meio de um aplicativo, onde ele apenas registra suas respostas de “sim” ou “nao” (ou “ok” e “nok”), tira fotos em tempo real e faz a assinatura eletrônica ao final do processo

Se houver algum problema com o veículo, a ordem de serviço é criada em tempo real para que o motorista inclua mais detalhes. Ao completar a OS, ela já fica disponível para que os mecânicos a visualizem e providenciam a resolução da situação.

Como fazer a automatização do checklist da frota?

1 – Escolher a solução mais adequada

Identificar a necessidade da sua frota é fundamental para entender qual ferramenta será mais adequada na sua rotina. 

Por isso, levante a quantidade de veículos e motoristas da sua frota, entenda quais os principais problemas da inspeção da frota atualmente e busque as soluções que atendam às suas demandas.

2 – Treinar a equipe

Toda vez que adquirir uma nova ferramenta para a frota, é preciso realizar treinamentos com a sua equipe. Assim, além de engajar na utilização da nova tecnologia implantada, ninguém fica perdido na hora de utilizar a solução.

Para a automatização do checklist, é importante ainda mostrar aos motoristas como eles podem colaborar para que o processo ocorra sem problemas e que todas as informações sejam coletadas e armazenadas corretamente.

3 – Monitorar e realizar ajustes contínuos

A automatização do checklist agiliza a rotina da operação, mas ainda é preciso monitorar os checklists preenchidos e entender se sua operação está tendo os resultados esperados.

Caso note problemas ou entenda que pode ter ainda outros processos que tragam melhorias, deve aplicá-los e repetir o seu ciclo de implementação, análise e ajustes.

Exemplo de empresa que adotou a automatização do checklist

Case Prolog: Klabin

Duas das principais necessidades da Klabin eram tornar o processo de inspeção dos veículos mais ágil, sendo realizado através do smartphone, sem a necessidade de preencher manualmente e carregar uma prancheta.

A outra situação era realizar a abertura automática de OS na identificação de um problema, tornando a comunicação mais rápida, assim como a resolução dos problemas.

Isso foi o que a automatização do checklist através da solução Prolog App gerou para a empresa, além de muitos outros benefícios.

Case Prolog: Ghisolfi

No caso da Ghisolfi, a automatização do checklist trouxe a visibilidade e entendimento de falhas e pontos de melhoria da operação, além de aumentar a produtividade do time ao tornar os processos de inspeção veicular mais ágeis.

Se você quer conhecer mais sobre essa solução de checklist para frotas da Prolog, agende sua demonstração gratuita!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.