Entenda o impacto da manutenção preventiva no consumo de combustível

Identifique como o desempenho da sua frota é alterado com o impacto da manutenção na eficiência de combustível.
Identifique qual é o impacto da manutenção na eficiência de combustível da sua frota.

Você precisa entender o impacto da manutenção na eficiência de combustível para conseguir realizar planejamentos melhores e otimizar a economia da sua frota.

Os custos com combustível, além de serem uma preocupação constante pela volatilidade de preços e por ser um item indispensável para o transporte, também estão se tornando uma pauta devido às crescentes demandas por operações mais sustentáveis e adequadas ao ESG no transporte.

Uma das maneiras mais efetivas de melhorar a eficiência de combustível é através de uma manutenção regular, pois garante que os veículos operem sem problemas, otimizando o consumo de combustível e reduzindo as emissões de gases poluentes.

A manutenção adequada varia desde a verificação regular dos sistemas de motor e transmissão até a calibragem correta dos pneus. Portanto, é fundamental entender o impacto da manutenção na eficiência de combustível e como isso afeta também a sua gestão.

Confira a seguir:

Qual a relação entre a manutenção regular e o consumo de combustível?

A relação entre a manutenção e a eficiência de combustível é direta: manutenções regulares e bem executadas podem levar a uma redução significativa no consumo de combustível.

Por outro lado, a negligência na manutenção pode resultar em um aumento considerável nos gastos do mesmo.

Algumas ações que geram o impacto da manutenção na eficiência de combustível incluem a checagem do motor, calibragem dos pneus e alinhamento e balanceamento. 

E elas precisam ser realizadas dentro de seus “prazos de validade”, conforme previsto no cronograma de manutenção, para garantir a redução efetiva de gasto com combustível da frota.

Qual o impacto da manutenção na eficiência de combustível?

O impacto da manutenção na eficiência de combustível pode ser positivo, quando a manutenção está em dia, ou negativo, quando não há uma rotina estabelecida de manutenção preventiva na frota.

Cenário 1: Aumento dos custos com combustível

Quando o veículo passa por menos processos de manutenção preventiva e recebe apenas a corretiva, é um sinal de problema e, se você observar, verá que os custos com combustível estarão mais altos.

Isso acontece porque, em geral, a manutenção corretiva corrige algum sintoma do veículo, não necessariamente o problema central que levou até a falha.

Além disso, é um processo que frequentemente envolve a substituição de peças originais por outros tipos, nem sempre de qualidade.

Outra questão que aumenta os custos com combustível é a falta de revisão do motor, também um processo incluso no cronograma de manutenção preventiva da frota. 

O motor pode apresentar problemas como superaquecimento, vazamento de óleo, necessidade de água, troca de óleo, entre outros pequenos reparos que aumentam o esforço do motor e a queima de combustível.

Cenário 2: Redução de custos com combustível

Por outro lado, o impacto da manutenção na eficiência de combustível pode ser muito positivo. Nesse caso, é preciso ter uma rotina rígida de inspeções veiculares e análise de manutenção.

Isso inclui não apenas realizar as inspeções e serviços de manutenção, mas também registrar e analisar esses dados de maneira organizada e estratégica.

A compreensão dos padrões de falhas, a frequência com que ocorrem, e a identificação de problemas específicos são essenciais para otimizar o consumo de combustível. Além de permitir uma melhor tomada de decisões na sua gestão de frotas.

Tanto o cuidado com o veículo, quanto o entendimento de comportamento do motorista são importantes para uma queima mais eficiente e a redução de custos com combustível.

Como analisar o impacto da manutenção na eficiência de combustível?

Através do controle de manutenções e desempenho do veículo. Isso significa entender a quilometragem rodada, a quantidade de serviços realizados, a quantidade de combustível abastecido, gastos com pneus, e assim por diante.

Algumas questões que você pode analisar para entender melhor o impacto da manutenção na eficiência de combustível são:

Quilometragem x Valor abastecido

Uma maior eficiência de combustível é indicada por uma maior distância percorrida com menos combustível. Se notar que os veículos estão consumindo mais combustível para percorrer a mesma distância, isso pode sinalizar a necessidade de manutenções.

Quantidade de manutenções realizadas (por tipo) x Consumo médio de combustível

Um aumento nas manutenções preventivas pode levar a uma melhoria na eficiência do combustível, indicando que os veículos estão operando com melhor desempenho após os serviços.

Da mesma forma, um aumento nas manutenções corretivas pode indicar uma queda na eficiência tanto do veículo, quanto do consumo de combustível.

Nível de desgaste dos pneus x Consumo médio de combustível

A pressão de calibragem, assim como o desgaste dos pneus afeta diretamente o consumo de combustível.

Quando a calibragem está abaixo do ideal, o pneu aumenta a área de contato com o solo e o veículo precisa de mais força para se movimentar e ganhar velocidade, o que representa uma maior queima de combustível.

O mesmo problema ocorre quando existe desgaste irregular ou excessivo dos pneus.

Portanto, manter a gestão de manutenção dos pneus em dia também é fundamental para melhorar a eficiência no consumo de combustível.

Como melhorar a eficiência de combustível da frota com um plano de manutenção?

O plano de manutenção organiza todas as atividades que precisam ser realizadas para manter um veículo em pleno funcionamento. O checklist de inspeção, assim como os serviços necessários estão descritos nele. 

Além disso, a previsão de orçamento disponível e datas de validade para cada atividade são itens fundamentais para que o plano seja efetivo.

Por meio desse plano, é mais fácil delegar tarefas para a equipe de manutenção e garantir que tudo ocorra sem paradas inesperadas ou problemas de surpresa.

Para otimizar essa rotina e criar planos de manutenção mais eficientes, garantindo um impacto mais positivo na eficiência de combustível da frota, o uso de um sistema específico é uma alternativa interessante.
Tenha, de maneira prática, o controle centralizado de manutenções dos veículos e a automatização de tarefas básicas. Entenda melhor em uma demonstração gratuita de sistemaagende aqui.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.