Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

As principais tendências na gestão de manutenção que você precisa conhecer

Conheça as principais tendências na gestão de manutenção que você precisa conhecer e deve incluir na sua frota.
Conheças as principais tendências na gestão de manutenção.

Realizar a gestão de manutenção nas frotas de transporte é fundamental para garantir o bom funcionamento dos veículos. 

Apesar disso, é um setor que se estabeleceu há poucos anos no mercado, o que significa que ainda há muito espaço para melhorias e novas tecnologias. E é com essa intenção que trouxemos as principais tendências da gestão de manutenção. Conheça: 

 

Confira no vídeo:

Manutenção 4.0

A manutenção 4.0 surge tanto dos conceitos de Logística 4.0 e Indústria 4.0. Essa numeração representa um marco onde a tecnologia passa a fazer parte das rotinas de gestão.

A ideia é que sejam aplicados softwares e ferramentas digitais que fazem a leitura dos dados com maior precisão e realizam um armazenamento mais seguro. 

Além disso, o gestor pode aplicar soluções de business intelligence para realizar análises e tomar decisões com maior segurança.

Manutenção Inteligente

A manutenção inteligente parte do princípio de utilização das tecnologias de inteligência artificial nas frotas. Isso pode acontecer, por exemplo, por meio de sistemas que automatizam as tarefas do gestor, como, por exemplo, de roteirização das operações.

Os recursos mais vantajosos estão nos sistemas de manutenção que, além de automatizar rotinas e cronogramas para as manutenções dos veículos, conseguem rastrear e acompanhar o dia a dia das frotas, coletando informações reais e utilizando elas para alimentar seu conhecimento.

Gestão analítica e baseada em dados

Mesmo quando os sistemas não utilizam a inteligência artificial, eles ainda fornecem uma organização de dados completa e automatização de algumas tarefas, como de gerar relatórios para análise.

A diferença aqui é que o gestor possui uma participação maior na análise desses dados e relatórios para a sua tomada de decisões. O que você deve fazer, a partir das informações contidas no sistema, é avaliar os indicadores de manutenção e entender onde estão os pontos de melhoria.

E quais são os principais indicadores de manutenção? Esses incluem: MTBF, MTTR, CPMV, custo de manutenção por tipo de veículo, custo de manutenção por tipo de manutenção, etc.

Capacitação e manutenção autônoma

Mesmo com um maior uso de tecnologias, a capacitação de colaboradores continua sendo de grande importância. Inclusive, uma das tendências da gestão de manutenção é a implementação da manutenção autônoma nas frotas.

Esse modelo de gestão trabalha o desenvolvimento de um mesmo colaborador, geralmente o motorista, para lidar com todas as tarefas básicas de uma rotina de manutenção. Dessa forma, ele deve ficar responsável por: 

  • Manter o veículo limpo e organizado;
  • Inspecionar o veículo, seguindo os checklists diário e completo, conforme cronograma estabelecido;
  • Corrigir pequenas falhas que forem identificadas;
  • Reunir as informações para análise e prevenção de falhas.

 

Manutenção sustentável

A manutenção sustentável é parte de uma estratégia de sustentabilidade e práticas ESG no transporte. Ela trata de ações como a aquisição de modelos de veículos mais econômicos e o descarte adequado de peças e embalagens. 

Como a sustentabilidade é um tema bastante atual e importante, a manutenção sustentável também é considerada uma das tendências na gestão de manutenção. 

Manutenção prescritiva

Até pouco tempo, falávamos apenas em três tipos de manutenção: corretiva, preventiva e preditiva. Dentre essas e outras que estão surgindo, fica a dúvida sobre qual é a abordagem mais recente da manutenção de frotas e, também, qual é a melhor.

Geralmente, não existe um único modelo que seja melhor que os demais, assim como não há uma frota que utilize apenas um dos tipos de manutenção com sucesso. É preciso ter planejamento e saber qual a hora de aplicar cada tipo de manutenção.

Recentemente, a chamada manutenção prescritiva se tornou um tema popular, e uma das tendências na gestão de manutenção. 

O objetivo dela é reduzir o trabalho do mecânico, que agora apenas corrige os problemas, mas não precisa identificá-los, pois isso passa a acontecer por meio de tecnologias. Essa prática tem a intenção de reduzir a ociosidade e aumentar a disponibilidade da frota.

Software de gestão de manutenção

O software de gestão de manutenção é uma ferramenta fundamental para quem precisa controlar os serviços dos veículos de sua frota, assim como orçamentos, custos gerais e estoque de peças.

Ele é a principal das tendências na gestão de manutenção para as frotas por ser uma tecnologia completa, eficiente e mais acessível que algumas das demais alternativas acima.

Um sistema para fazer o controle de manutenção da frota ainda pode ser integrado com o checklist eletrônico, outra ferramenta que agiliza e torna sua operação mais produtiva. Essa tecnologia de checklist torna as inspeções mais rápidas e permite a geração de ordens de serviço em tempo real.

Da mesma forma, o sistema de manutenção tem a automatização e geração de ordens de serviço avulsas em suas funcionalidades.


Quer conhecer ainda mais como funciona? Acesse a solução de gestão de manutenção e entenda todos os detalhes.

Autor

Jade Zart

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.